Biblioteca Municipal recebe doação de livro infantil

Publicado em 28/08/2018
Jornalista araxaense Domingos Antunes é autor da obra

No dia 22 de agosto a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura recebeu a visita do jornalista e escritor Domingos Antunes Guimarães e sua esposa Neusa Rosemíramis. Domingos é da cidade de Araxá e autor do livro, Liporema Meropil – a floresta de alfabeto e o sumiço das vogais. Na ocasião foram doados 20 exemplares da obra para Secretaria de Cultura que serão destinados a Biblioteca Municipal. 
 
O livro é voltado para o público infantil, mas também instiga várias reflexões dos adultos, principalmente pela prática em lopogramas que se caracteriza como uma forma da escrita reduzida.  A narrativa é bem contextualizada e ao longo da história as vogais vão desaparecendo, uma por vez.   O livro foi contemplado pela Lei de Incentivo a Cultura (Rouanet) e patrocinado pela CBMM e pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Araxá. 

Sinopse:

LIPOREMA MEROPIL é um duende apaixonado pelas letras e suas curiosidades, como lipogramas, palíndromos e o próprio alfabeto. Um dia ele teve um sonho bastante maluco. Sonhou que estava perdido em uma floresta de alfabeto com todas as letras se movimentando ao seu redor.

De repente, ele percebeu algo estranho: a vogal A desapareceu. E, por mais que ele tentasse não conseguiu encontrá-la. Teve que se expressar de improviso sem o uso da vogal fujona até conseguir recuperá-la. Mas para seu desespero, quando o A retornou, a vogal E desaparece. Diante desse sufoco, nosso apavorado amiguinho vai se desdobrando na criatividade para suprir cada uma das vogais enquanto tenta recuperar uma a uma.

E nessa fantástica viagem, Liporema Meropil passa por situações diversas e inusitadas. Ao final, consegue compreender a mensagem deixada por aquele sonho maluco e cheio de aventuras.
 

Fonte
Texto e fotos: Eliana Garcia