Carolina Maria de Jesus marca comemorações na Semana da Consciência Negra

Publicado em 27/11/2017
Parceria entre Secretaria de Cultura e Escola Carolina Maria de Jesus lembrou a data em Sacramento

Na sexta-feira, 24/11 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura promoveu, em parceria com a direção da Escola Estadual Escritora Carolina Maria de Jesus, uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, lembrado na útlima segunda-feira, dia 20 de novembro.

Conduzido pelo Secretário de Cultura, professor Carlos Alberto Cerchi, o evento marcou a inauguração, na Escola Técnica,  do painel com imagem da Escritora Carolina Maria de Jesus pintado pelo artista Denis Balduino, utilizando a técnica grafite. Além da obra de Denis, a artista Marilese Almeida Pacheco também expôs suas telas, retratando a Escritora Carolina, além de  Daniela Crispim, que apresentou tecidos importados da África, utilizados na confecção de roupas no estilo afro.

Diversas apresentações artísticas enriqueceram o evento, como o Grupo de Congada que coroou a nova princesa durante a atividade, e apresentações de alunos da escola, integrantes do grupo Hora do Rap e declamação de poesia pelo aluno Antony.

De Uberaba, cantor João Paulo Silva, acompanhado de seu filho João Pedro, apresentou canções de RAP - estilo identificado com a cultura afro e consagrado como música de protesto e manifestação cultural dos que são marginalizados pelo sistema excludente do capitalismo.

Ao final das apresentações, os participantes assistiram ao filme/documentário curta-metragem "O Papel e o Mar", produção do diretor Luiz Antonio Pilar, que transformou em realidade um encontro entre João Cândido - o Almirante Negro e a escritora Carolina de Jesus.

Além do professor Berto, discursaram o presidente do grupo de Congada, Delcides Tiago e o prefeito Municipal, Dr. Wesley De Santi de Melo, que refletiram sobre a importância da data para a comunidade afrodescendente no Brasil.

Estiveram presentes ainda, a diretora Shirley Magnabosco, o secretário de saúde Reginaldo Afonso, o vereador Luster Fernandes, representando a Câmara Municipal, além da inspetora de ensino Mariléia Martins.

Fonte
Texto e fotos: Alessandro Abdala