Pesquisador dos EUA visita Acervo de Carolina Maria de Jesus

Publicado em 21/08/2018
Jacob Brawn, da Universidade de Vanderbilt, em Nashiville – EUA desenvolve Tese de Doutorado

Entre os dias 09 a 14 de agosto, a equipe do Arquivo Público Municipal recebeu a visita do americano Jacob Charles Brown, pesquisador da obra de Carolina Maria de Jesus, pela Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee, EUA. 

Jacob foi o primeiro pesquisador a consultar a versão recém digitalizada do acervo da escritora sacramentana e reportou à equipe da Secretaria de Cultura sobre sua “experiência maravilhosa”. Segundo ele, “além da pesquisa realizada, também pôde conhecer um pouco da história da cidade natal  de Carolina”, que  lhe foi narrada em detalhes pelo Secretário de Cultura, professor Carlos Alberto Cerchi,  durante visita realizada na Gruta dos Palhares. Para Jacob, “com certeza, a experiência vivenciada em Sacramento ajudou na compreensão da obra de Carolina”. 

Jacob conta que “antes de chegar em Sacramento, sabia apenas que existiam 37 cadernos manuscritos da autora na sua cidade natal”, mas após conhecer a cidade, “descobri que também havia um time de profissionais conhecedores da vida e literatura de Carolina. Agradáveis, receptivos e dispostos a ajudar, sobretudo a senhora Eliana Garcia, que me explicou cuidadosamente sobre a classificação e identificação do acervo de Carolina”. 

Jacob considerou ainda que a pesquisa no acervo digitalizado foi muito produtiva, a “digitalização dos documentos é ótima, o que tornou mais fácil e confortável a minha pesquisa”, relatou. 
 

Fonte
Texto e fotos: Eliana Garcia