Secretaria de Cultura inicia projeto “Nos caminhos do Patrimônio: conhecer para preservar"

Publicado em 08/04/2019
Setor Municipal de Patrimônio Cultural é responsável pelo projeto

O Setor Municipal de Patrimônio, em parceira com a Escola Estadual Coronel José Afonso de Almeida, a primeira a ser incluída, deu início ao Projeto de Educação Patrimonial “Nos caminhos do Patrimônio: conhecer para preservar” do ano de 2019 com alunos dos 6° anos, I, II, III e IV. 

O projeto teve início no dia 28/03 com uma palestra ministrada pela servidora Eliana Garcia e a estagiária Verônica Araújo, com o objetivo de trazer para o cotidiano dos alunos o conceito de “patrimônio e historicidade”, fazendo um retrospecto de alguns bens materiais da cidade construídos no mandato do prefeito Coronel José Afonso de Almeida, que dá nome à escola. Fazemos assim, uma relação histórica, cultural e econômica. 


O fechamento do projeto na escola Coronel aconteceu na última quarta-feira, dia 03/04 com visitas ao Museu Histórico Municipal Corália Venites Maluf e ao Arquivo Público Municipal. Na oportunidade, foi explicado aos alunos um pouco do contexto histórico em que se deu a construção dos prédios visitados; além disso, foi narrada a história do fundador da cidade, Cônego Hermógenes Cassimiro e da escritora Carolina Maria de Jesus, com apresentação do acervo da escritora, bem como dos objetos expostos do museu.  

Agradecemos a toda a equipe da E.E. Coronel José Afonso de Almeida por acolher o projeto e pela dedicação demonstrada.    

O Projeto de Educação Patrimonial “Nos caminhos do Patrimônio: conhecendo para preservar” será realizado durante todo o ano de 2019 de forma distinta em todas as escolas interessadas, com o objetivo de apresentar um pouco da história da cidade e ressaltar a importância cultural das suas diversas vertentes. 
 

Fonte
Texto e fotos: Maria Clara Ribeiro