Secretaria de Cultura participa da Reunião Regional de Congadeiros de MG

Publicado em 22/05/2018
De Sacramento estiveram presentes Eliana Garcia e Lucimar dos Reis

Nos dias 18 e 19 de maio, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional realizou na cidade de Uberlândia a  Reunião Regional de Congadeiros de Minas Gerais, que contou com representantes de 100 cidades.

De Sacramento estiveram presentes a diretora de cultura Eliana Garcia Vilas Boas representando a prefeitura de Sacramento e Lucimar dos Reis representando o Grupo de Congada Guarda de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

A reunião Regional de Congadeiros teve por objetivo  ampliar o diálogo com os representantes dos grupos de congada e o setor público sobre o processo de registro das "Gongadas de Minas Gerais", como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo  Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN.

Na ocasião foram apresentados os princípios básicos que norteiam a Política Nacional do Patrimônio Imaterial e os elementos que permeiam o processo de Registro. 

Na fala dos congadeiros ficou explícita a dificuldade de dialogar com o poder público e a necessidade de recursos e iniciativas que valorizem a cultura africana para além do 20 de novembro. 

Com relação às prefeituras, constatou-se que a falta de servidores públicos efetivos na área do Patrimônio Cultural é prejudicial para o desenvolvimento cultural sustentável  dos municípios, principalmente os de menor porte.

O pedido para o reconhecimento foi elaborado por Jeremias Ribeiro da cidade de Uberlândia e apoiado pelos Municípios de Uberaba, Campos Altos, Ibiá, Frutal, Monte Alegre de Minas e da Associação dos Congos e Moçambiques Nossa Senhora do Rosário de Ibiá.
 

Fonte
Texto e fotos: Eliana Garcia