Secretaria de Cultura realiza mutirão de limpeza em Desemboque

Publicado em 13/03/2017
Ação contou com a participação dos internos da Fundação Bom Pastor

Neste primeiro dia de fevereiro de 2017 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural, sob a coordenadoria do Professor Carlos Alberto Cerchi realizou um mutirão de limpeza no povoado do Desemboque.

O trabalho contou com a participação dos internos da Fazenda Bom Pastor, entidade filantrópica para recuperação de dependentes químicos, do vereador Maurício Viana e de pessoas da comunidade de Desemboque. 

Doze internos trabalharam durante todo o dia realizando serviços de limpeza, reparo e manutenção nas duas igrejas históricas e também no casarão em estilo colonial. Infelizmente esses imóveis históricos foram encontrados pela Secretaria em lastimável estado de abandono, apresentando sérios problemas de infiltração, acúmulo de sujeira e deterioração do madeiramento e forro, claramente causados pela falta de manutenção regular.

Para o Secretário de Cultura, Prof. Berto Cerchi, este é o início de um projeto emergencial de recuperação dos imóveis históricos que deverá se estender para outros sítios municipais. "Começamos essa ação em caráter de urgência, com os recursos que temos disponíveis, e com o apoio da Fazenda Bom Pastor, para sanar problemas graves como infiltrações causadas por goteiras que comprometem o madeiramento e a estrutura das edificações", comentou.

O vereador Maurício Viana, que participou dos trabalhos, considera a ação de suma importância e acredita que "é uma oportunidade de envolvimento com a comunidade, ações como esta aumentam a auto-estima das pessoas e melhoram o relacionamento destas com o poder público".

Para Elias dos Anjos Pinheiro, coordenador de pessoal da Fazenda Bom Pastor, a
atividade serve como oportunidade para que os internos possam conhecer o patrimônio cultural municipal e também retribuir para a comunidade o apoio que recebem da sociedade e do poder público. 

Na oportunidade o casal de moradores do Desemboque,  Edmar e Sheila ofereceram um almoço aos participantes, momento de confraternização e envolvimento cultural.

O Sr. Florêncio, morador de Desemboque que participou do mutirão, acha que o poder público deve dar o exemplo e envolver a comunidade: "Quando a gente vê a prefeitura tomando a iniciativa, todos se empolgam e passam a ajudar também", ressaltou. 

A Secretaria de Cultura informa que os trabalhos continuam e outros mutirões devem
acontecer em breve.

 

 

Fonte
Alessandro Abdala