“Slam para Carolina” reúne poetas na Praça do Rosário

Publicado em 14/03/2019
Slam é uma competição de poesia falada

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, através do Setor Municipal de Patrimônio apoiou o evento Slam para Carolina Maria de Jesus”, que aconteceu no último domingo (10/03) na Praça Dr. Valadares, no Bairro do Rosário e foi organizado pelo Slam Ondaka, de Uberaba, do Slam Máster, com a coordenação de Alessandro Dornelos. 

No pronunciamento de abertura Alessandro agradeceu o apoio de Denis Balduino e demais organizadores do grupo   Hora do Rap, mantenedores  da cultura hip hop  na cidade. Na ocasião também explicou que o projeto será desenvolvido ao longo de 2019 na cidade, inclusive com alunos da rede pública de ensino.   

Slams são encontros de poesia falada (spoken word) e performática, geralmente em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e a desempenho. O Slam para Carolina obedeceu às seguintes regras:

1º. Três poemas de até três minutos
2º. Proibido acompanhamento musical ou objeto de cena
3º. Poemas autorais.

Os organizadores selecionaram aleatoriamente os jurados: Eliana Garcia, Jhosy Oliveira, Antony Oliveira, Jéssica Natalyê Gomes e Marcos Vinícius. 

Dezesseis poetas participaram do evento. De Sacramento foram seis: José Belisário, Jhonatan, Stella Beatriz, Eduarda Gabrielle, Hélida Marília e Douglas.  Os demais vieram da cidade de Uberaba. 

Os finalistas do foram: 
1º wellington Sabino 
2º Edison Fernando Dias 
3º Amanda Oliveira; 
3º Eduarda Gabrielle.

A poetisa Eduarda Gabrielle, avaliou o evento de forma positiva,  “Foi lindo, respeitoso! Sentimos honrados em receber o “Slam para Carolina” em Sacramento”. Eduarda, também relatou ser sua primeira participação em batalhas de poesia e ponderou que “Sacramento é uma cidade de boas energias e vibrações”, sendo necessários mais eventos culturais para os poetas e artistas se expressarem".     
 

Fonte
Texto: Eliana Garcia / Fotos: Eliana Garcia e Denis Balduino