Acervo Carolina Maria de Jesus

Fotos: Alessandro Abdala

Um dos maiores patrimônios culturais de Sacramento consiste no "Acervo Carolina Maria de Jesus", contendo as obras da escritora de Sacramento conhecida e estudada no Brasil e internacionalmente.

Formado graças aos esforços de muitos interessados na obra de Carolina e aficionados da literatura, o acervo consiste em trinta e sete cadernos, doação de Vera Eunice, filha da escritora, contendo: diário, romances, contos, provérbios, poemas, quadros, textos curtos e narrativas autobiográficas; escritos de próprio punho, os cadernos representam um inestimável valor cultural.

Além dos referidos cadernos, formam a coleção edições diversas da obra de Carolina, entre as quais várias em língua estrangeira, verdadeira preciosidade dque dá testemunho do interesse pela escritora e do impacto de sua obra além fronteiras. Após o importante trabalho de microfilmagem feito por especialistas da Biblioteca Nacional, em 1966, o acervo foi classificado do seguinte modo:

-Diário

-Romance

-Miscelânea

-Documentos diversos.

Essa organização possibilita, hoje, a consulta acadêmica e do público em geral, o que resultou na produção de teses de doutorado, revistas e livros que versam todos sobre o tema "Carolina de Jesus - Vida e obra".

Atualmente o acervo se encontra no Arquivo Público de Sacramento sob administração da Secretaria Municipal de Cultura.

 
PESQUISA AO ACERVO
As pesquisas devem ser agendadas, por e-mail ou telefone.
Endereço: Praça Cônego Hermógenes, 75 - Centro
Telefone: (34) 3351 5914
E-mail: patrimonioturismo@sacramento.mg.gov.br
Horário de Funcionamento: Das 8 às 17 horas.